segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Conheça os benefícios dos lactobacilos para a saúde

APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA SEGUNDO A ANVISA

      Segundo Moreno (2012),  a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite que empresas associem em seus rótulos a alegação que determinado microrganismo contribui para o equilíbrio da flora intestinal e que o seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 
    Os microrganismos permitidos pela Anvisa para alegação dessa propriedade funcional são: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei Shirota, Lactobacillus casei variedade rhamnosus, Lactobacillus casei variedade defensis, Lactobacillus paracasei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium animallis (incluindo a subespécie B. lactis), Bifidobacterium longum eEnterococcus faecium. Além disso, a agência exige que a quantidade mínima de micro-organismos vivos deve estar situada na faixa de 108 a 109 (100 milhões a 1 bilhão) UFC (Unidades Formadoras de Colônias) na recomendação diária do produto pronto para o consumo, conforme indicação do fabricante. Valores menores podem ser aceitos, desde que a empresa comprove sua eficácia. A quantidade do probiótico em UFC, contida na recomendação diária do produto pronto para consumo, deve ser declarada no rótulo (MORENO, 2012).

REFERÊNCIAS 

MORENO, Márcia; Lactobacillus ajudam no intestino e melhoram a imunidade; Do UOL, São Paulo, 2012. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/11/16/probioticos-aumentam-o-sistema-imunologico-conheca-mais-sobre-estes-micro-organismos.htm?mobile. Acesso em: 27 fev. 2017. 

ASPECTOS NEGATIVOS E POSITIVOS

ASPECTOS POSITIVOS

- Atua como protetor contra os microrganismos patogênicos;

- Dentre os microrganismos do grupo de bactérias L. casei o que mais se destaca é L. casei shirota que é considerado como ingrediente ativo do Yakult. Ao consumir esse produto regularmente reduz o risco de câncer. E de acordo com BURITI & SAAD (2007) há redução do risco de câncer e de bexiga urinária e supressão de câncer cólon-retal. Assim, ingerir alimentos próbioticos como o já citado trará benefícios à saúde humana;

- Equilibra a flora intestinal;

- Melhora a imunidade.


ASPECTOS NEGATIVOS

Observação: 
- Se ingerir produtos alimentícios que contenham alguma das espécies desse grupo de L. casei regulamente, pesquisas apontam que não traz risco ao ser humano.  

REFERÊNCIAS

BURITI, Flávia Carolina Alonso & SAAD Susana Marta Isay; Bactérias do grupo Lactobacillus casei: caracterização, viabilidade como probióticos em alimentos e sua importância para a saúde humana. Disponível em: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222007000400010. Acesso em: 27 fev. 2017.


sábado, 25 de fevereiro de 2017

Lactobacillus Casei - DESCRIÇÃO

       O Lactobacillus Casei é uma bactéria lática, gram-positiva, com características fenotípicas e genéticas heterogêneas, não esporulados, catalase-negativos, heterofermentativos. Esse microorganismo é naturalmente encontrado na mucosa intestinal humana, melhorando a digestão, reduzindo a intolerância à lactose, melhora quadros de constipação intestinal, contribui para minimizar quadros de diarreia provocados por rotavírus. Essa cepa é utilizada como probiótico e permite a melhora do equilíbrio microbiológico estabilizando enzimas digestivas, ativa e regula respostas do sistema imunológico associadas à mucosa intestinal, oferecendo proteção contra patógenos (ANALÍTICA, 20--). 
         O L. casei é uma espécie notavelmente adaptável, e pode ser isolado dos produtos derivados de leite crus e fermentados, dos produtos frescos e fermentados da planta, e do trato reprodutivo e intestinal dos seres humanos e outros animais. Industrialmente, o L. casei tem aplicação como probiótico humano (promove a cultura viva), como cultura de partida de ácido-produção para fermentação do leite, e especialmente como culturas para intensificação e aceleração do desenvolvimento do sabor em determinadas variedades de queijo (FARMACAM, 20--). 
          As espécies Lactobacillus casei, Lactobacillus paracasei e Lactobacillus rhamnosus fazem parte do chamado "Grupo Lactobacillus casei" e possuem importante valor comercial para a indústria alimentícia, devido ao seu emprego na produção de leites fermentados e como culturas iniciadoras de fermentação na fabricação de queijos para a melhoria de sua qualidade . As referidas cepas também são aptas a colonizar vários ambientes naturais e criados pelo homem, como boca, trato intestinal e vagina humanos, laticínios e produtos vegetais, ensilagem, esgoto e alimentos deteriorados. Tais microrganismos estão especificamente associados à fermentação do pão e algumas fermentações de queijos em salmouras, além de também causarem deterioração de queijos pela fermentação de citrato convertido em dióxido de carbono (BURITI & SAAD, 2007) .
        Lactobacillus Casei estão presentes no produto com a marca comercial Yakult (até 40 bilhões), uma bebida muito conhecida, produzida através da fermentação de uma mistura de leite desnatado e açúcar. É indicada para uso diário para regularização da flora intestinal (FARMACAM, 20--). 
Lactobacillus casei shirota 

Lactobacillus rhamnosus 

Lactobacillus paracasei 



REFERÊNCIAS 

ANALÍTICA: farmácia de manipulação; Lactobacillus. Disponível em: http://www.farmacia-analitica.com.br/wp-content/uploads/2015/09/probioticos.pdf. Acesso em: 25 fev. 2017.

FARMACAM: Farmácia com Manipulação e Hemeopatia; Lactobacillus Casei. Disponível em: http://www.farmacam.net.br/Literatura%20Alopatia%20FARMACAM/monografias%20FARMACAM/lactobacillus_casei%20farmacam.pdf. Acesso em: 25 fev. 2017.


BURITI, Flávia Carolina Alonso & SAAD Susana Marta Isay; Bactérias do grupo Lactobacillus casei: caracterização, viabilidade como probióticos em alimentos e sua importância para a saúde humana. Disponível em: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222007000400010. Acesso em: 27 fev. 2017.